Tucuruí, segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, está na 21ª posição das cidades brasileiras no ranking dos indicadores de taxas de detecção e mortalidade de HIV e Aids.
Neste sentido, integrantes da Pastoral da Juventude deste município, participam do encontro com a Pastoral da Aids realizado na terça-feira (09) à noite, na Paróquia Menino Jesus – Diocese de Cametá. O momento foi dedicado a sensibilização dos jovens acerca dos riscos da infecção, bem como as estratégias de cuidado em relação ao HIV, sífilis e hepatites virais.
O encontro trouxe relatos sobre vivências de pessoas soropositivas, bem como os desafios que enfrentam no tratamento. Ainda abordou sobre a discriminação que estas sofrem em decorrência da sua condição sorológica, que também tem impacto na sua saúde física.
A atividade também ajudou a esclarecer algumas dúvidas como a diferença de HIV e Aids, a necessidade do pré-natal para evitar complicações ao bebê, como a sífilis congênita e o respeito com o assunto, sobretudo no grupo de jovens que precisa ser um lugar de acolhida.
No final, @s jovens foram convidad@s a somar na sensibilização para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, durante as missas próximas ao 01 de dezembro, fazendo preces ou a Oração Pela Vida, afixando cartazes sobre o assunto e confeccionando laços vermelhos para serem entregues nas celebrações afim de chamar a atenção d@s participantes à epidemia.
0 comentários:
Postar um comentário