Nesta sexta-feira (04), @s jovens da Pastoral da Juventude de Jacundá organizaram uma roda de conversa sobre HIV/Aids e Hepatites Virais no Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU). Durante a atividade, foram tratadas algumas informações sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), formas de transmissão, prevenção e tratamento.
As participantes também puderam conhecer algumas novas tecnologias de cuidado, como a profilaxia pós-exposição (PEP) e desconstruir alguns mitos relacionados a epidemia como a não transmissão por mosquitos e a possibilidade de mulheres soropositivas terem filhos não infectados.
O respeito às pessoas vivendo com HIV/Aids, bem como a garantia do sigilo a sua condição sorológica, foram assuntos também abordados durante o encontro. No final, além dos agradecimentos, a PJ de Jacundá, assumiu o compromisso de organizar algo no contexto do Dia Mundial de Luta Contra a Aids (01 de dezembro).
A roda de conversa é também uma das atividades do Projeto "Juventude é Vida na Amazônia" que tem por objetivo instrumentalizar e fomentar adolescentes e jovens para a resposta ao HIV/Aids e as hepatites virais no Pará.
Parabéns para o grupo pelos encontros, por dar visibilidade social, são ações nesse sentido que chegam e ficam com os jovens, nos jovens e para os jovens, uma iniciativa inovadora, humana e criativa. Irei acompanhar vocês. Muito feliz.
ResponderExcluir